O que é o Xamanismo?

Florianópolis

O que é o Xamanismo?

O Xamanismo é uma Sabedoria Ancestral. Seus primeiros registros foram encontrados na Sibéria a partir de desenhos feitos nas paredes das cavernas que mostravam a conexão das pessoas com a Natureza.

É interessante compreender que o Xamanismo não era uma religião, mas uma tecnologia espiritual que facilitava a vida da tribo com base nos conhecimentos dos ciclos da Natureza e das ferramentas disponíveis naquela época.

A palavra SHAMAN significa ALGUÉM QUE SABE, pois o saber era fundamental para a sobrevivência. Eles desenvolveram, portanto, habilidades de percepção, visando entender e respeitar o Divino (a Natureza), observando as fases da Lua, as estações do ano, cultivando a harmonia com o Sagrado e consumindo somente o necessário para a sua nutrição, permitindo que outros animais se alimentassem e tivessem acesso ao que fosse essencial também.

O Xamanismo é a matriz, sendo o primeiro registro de manifestação espiritual do ser humano, pois acreditavam que tudo é dotado de energia, alma e consciência. A Potência Criadora está presente em todas as coisas materializadas: árvores, minerais, animais e a adaptação necessária para fortalecer a conexão com o Sagrado.

A cultura xamânica pode ser interpretada como uma Sabedoria Ancestral que visa se conectar com o Divino que em tudo habita, baseada em princípios como o respeito, a coletividade, a sobrevivência e o conhecimento das ferramentas que a Natureza proporciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat