Como manter o consumo de frutas, verduras e legumes nessa quarentena?

Florianópolis

Como manter o consumo de frutas, verduras e legumes nessa quarentena?

Como estamos evitando sair de casa sem necessidade, é importante termos um
planejamento pra manter o consumo de frutas, legumes e verduras sem ter que ficar indo toda
semana ao mercado. Por isso, aqui vão algumas dicas para que você tenha disponibilidade
desses alimentos perecíveis por mais tempo.
1- A primeira dica então, é comprar frutas, legumes e verduras que duram mais tempo na
geladeira:
– Cebola
– Cenoura
– Beterraba
– Repolho
– Rabanete
– Abóbora
– Maçã
– Pera
– Laranja
Exceto a cebola, a beterraba e o repolho, elas devem ser higienizadas antes de guardar.
Para estas que não podem ser higienizadas antes de guardar, guarde separadas dos alimentos
limpos, e higienize na hora que for usar. Se for colocar na geladeira, coloque em uma
embalagem ou pote higienizado e vedado, para que esse alimento não entre em contato com os
outros alimentos que já estão higienizados na geladeira. Outra dica: deixe as frutas, legumes e
verduras nas prateleiras mais baixas da geladeira, para durarem mais tempo!
2- Outra opção para fazer com que os alimentos durem mais tempo, é congelar. Utilizando uma
técnica chamada branqueamento, você pode congelar verduras e legumes, mantendo o valor
nutricional, a coloração e o sabor. Nas imagens abaixo, você pode o passo a passo dessa
técnica e o tempo de branqueamento de cada hortaliça. Essas imagens foram retiradas do Guia
para uma Alimentação Saudável em tempos de COVID-19, da Asbran, e o material pode ser

baixado pelo link https://asbran.org.br/noticias/asbran-lanca-guia-para-orientar-populacao-sobre-alimentacao-em-tempos-de-covid-19?fbclid=IwAR3s5KgAVO5bcQizQL4WC0OyW8SEVrfxRvM28MMZAL4q7YLvh804OYOAOOw

Figura 1: Passo a passo da técnica de branqueamento.

 

Figura 2: Tempo de branqueamento de cada hortaliça.

Também existe a opção de comprar alguns vegetais congelados, os mais comuns de
encontrar são brócolis, couve-flor e cenoura.
3- Uma outra opção para ter alimentos frescos por mais tempo, é comprar aqueles, que
continuam amadurecendo em casa, com pontos de maturação diferentes. Ou seja, comprar
alguns mais verdes, outros entre verde e maduro, e outros maduros, para consumo imediato.
Alguns desses alimentos são: manga, banana, caqui, tomate, mamão, goiaba e abacate.
4- Por último, mas não menos importante, também é possível congelar as frutas e pequenos
pedaços para usar em preparações culinárias: sucos, vitaminas, bolos, tortas, etc. Ao contrário
das verduras, as frutas quando são descongeladas não ficam com o mesmo aspecto, então não
é possível consumi-las no estado original. Mas você pode congelar aquelas frutas que você viu
que não vai dar conta de comer, e fazer alguma dessas preparações. Algumas frutas, que ficam
escuras quando são abertas e ficam em contato com o ar, precisam ser congeladas com um
pouco do suco do limão, para que permaneçam com a cor original (Ex: maçã, pera, abacate,
banana).

 

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