Medicina Tradicional Chinesa e seus Métodos Terapêuticos

Florianópolis

Medicina Tradicional Chinesa e seus Métodos Terapêuticos

A Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.) fundamenta-se e tem como base o reconhecimento das Leis Fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os Ciclos da Natureza. Procura aplicar esta abordagem tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de seus variados métodos.

A Acupuntura

É um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa onde se utiliza como base para o tratamento, a inserção de finíssimas agulhas como o objetivo de estimular pontos precisamente localizados ao longo do corpo, visando uma melhora da função de uma parte específica, uma região e de todo corpo do paciente.

A aplicação da acupuntura permite que se restabeleça a saúde e o equilíbrio Energético (Yin-Yang) do paciente, melhorando suas queixas e sua qualidade de vida. A Medicina Tradicional Chinesa é capaz de diagnosticar e tratar diversos problemas e desequilíbrios de saúde, tais como: doenças respiratórias, articulares, enxaquecas, refluxos, gastrite, fibromialgia, ansiedade, estresse, insônia, irregularidades menstruais, entre outras.

A Moxabustão

É um método terapêutico e preventivo que envolve a aplicação de calor em determinados pontos do corpo. O material usado é principalmente lá de moxa ou bastões. A estimulação dos pontos energéticos pelo calor do cone de moxa ou bastão esquentam os Canais de Energia pertinentes ao tratamento expelindo, desta forma, os fatores patogênicos como: Frio e Umidade, induzindo o fluxo do Qi (Energia) e do sangue, fortalecendo o Yang, tratando e prevenindo doenças.

Exemplos de aplicação de Moxa: em casos de dores articulares a aplicação do calor fará com que o haja a expulsão do Frio interno, aquecendo a região proporcionando o alívio das dores .

O corpo é um todo e propósito é reajustar o Equilíbrio Energético do Yin e Yang, promover a circulação da Energia (Qi) e do sangue.

 

Autor: Karina Eich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *