O controle pode estar te levando ao descontrole!

Florianópolis

O controle pode estar te levando ao descontrole!

 

Quanto mais você tenta controlar a sua alimentação, mais chances tem de ter períodos de descontrole. Pode parecer meio estranho ler isso, mas pense aí na sua alimentação: Em ocasiões especiais, como você se porta frente aos alimentos que tenta evitar no seu dia-a-dia? Sente um descontrole perto desses alimentos, come excessivamente? E isso alimenta a crença de que você não pode ter esses alimentos por perto e precisa evitá-los?

Se identificou com a situação acima? Então esse texto é pra você!

Quando tentamos controlar racionalmente o que comemos, acabamos, mesmo que inconscientemente, tentando não pensar em certos alimentos. E essa tentativa de não pensar em alguma coisa (chamada de supressão de pensamento), acaba nos fazendo pensar mais nessa coisa. É como se eu falasse pra você agora: Não pense em um elefante rosa! Qual foi a primeira coisa que você pensou?

Essa supressão de pensamento faz com que você pense mais no alimento que quer evitar, e em consequência deseje mais esse alimento. E aí, quando tem a oportunidade, come o máximo que consegue, geralmente acompanhado de pensamentos do tipo: “é só hoje”, “eu mereço”, “amanhã eu volto a comer certinho”, “já que eu já sai da dieta, vou aproveitar pra comer até me acabar”.

Mas se não é pra controlar a comida, eu posso liberar geral? 

Não é bem assim. Não precisamos estar nem no 8 nem no 80. Existe o meio termo. Você pode comer de tudo (se você não tiver nenhuma alergia, intolerância ou doença que te impeça de comer alguns alimentos), mas você não precisa comer tudo. Não precisa comer só porque está na sua frente, ou só pra acabar, nem precisa comer tudo de uma vez. Você pode se perguntar: Eu posso comer isso hoje, amanhã, depois de amanhã, mas eu estou com vontade de comer isso agora? Essa é uma boa maneira de começar o processo de se permitir comer de tudo.

Mas para muitas pessoas, não é tão simples assim, e não é um texto que vai fazê-la comer de tudo com tranquilidade e moderação. Então, se você tem muito medo de perder esse controle racional da alimentação, eu estou aqui pra te ajudar! É só entrar em contato comigo!

Amanda Brognoli Donini

(48) 991155085

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *