Família e Mitos

Florianópolis

Família e Mitos

Em toda família aparecem conteúdos inconscientes, aprendidos e aceitos, transmitidos de geração a geração. Nem sempre eles são conscientes, muitas vezes é difícil identificá-los, possuindo uma forte influencia sobre a vida, as escolhas e as emoções vividas. As histórias que se perpetuam nas famílias determinam relações, processos e até o próprio sentido da vida.

Conhecer os mitos é aprender o segredo da origem das coisas. A função soberana do mito é revelar os modelos exemplares de todos os ritos, de todas as atividades humanas significativas: alimentação, casamento, trabalho. É inquestionável a presença dos mitos na vida do homem. Se é importante conhecer os mitos para compreender a história do homem, sua cultura, suas crenças e valores,precisamos encontrar uma maneira de conhecer a cultura e os padrões familiares, mediante seus mitos.

Através da psicoterapia, encontramos uma maneira de conhecermos nossa história, a partir do processo terapêutico iniciamos uma busca de nós mesmos, o que chamamos de autoconhecimento, conhecer a si mesmo é o caminho mais seguro e fidedigno de conhecer a história da nossa família, de descobrir e selecionar o que é nosso, individual e o que é trazido pela história de nossas gerações.

Nas fases transacionais do ciclo vital, a mudança ou a classificação dos mitos pode ocorrer de maneira harmoniosa. Algumas vezes as mudanças se dão por eventos traumáticos, e ai a mudança é mais brusca, e quando as mudanças surgem no ciclo da vida, os mitos, assim como o sentido da vida familiar, são então reavaliados e reorganizados.

 

Autora: Fabiana Battisti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *